Trago aqui notícias da nossa primeira Reunião Geral, realizada no sábado 08/08/2009, que teve como tema "Tentativas de suicídio: potenciais de intervenção, riscos e limitações dos recursos psiquiátricos, dos hospitais gerais e do poder público para sua abordagem e prevenção".
Foi um enorme prazer receber os colegas e convidados para debater tema de tão grande relevancia.
O dabate foi precedido das conferências dos membros do CENPP e dos convidados especiais na seguinte ordem:
"Efeito protetor do lítio sobre o risco de suicídio: consistência das evidências atuais e seu alcance" apresentado pelo Dr. Cristiano Alvarez - Psiquiatra, coordenador do projeto ambulatorial de transtornos do humor e da disciplina de Psiquiatria Baseada em Evidências do IPP e supervisor da Especialização em Psiquiatria do IPP
apresentado pela Dra. Rosecler Alice da Silva - Psiquiatra, coordenadora do projeto ambulatorial e da disciplina de Psiquiatria de Infância e Adolescência do IPPe supervisora da Especialização em Psiquiatria do IPP
"Impacto do alerta do FDA quanto ao risco de suicídio sobre a prescrição de antidepressivos" apresentado pelo convidado especial Dr. Marcelo Allevato
"Epidemiologia do Suicídio, capacitação dos profissionais de saúde e abordagem preventiva da retentativa" apresentado pelo convidado especial Prof. Dr. Neury José Botega - Psiquiatra, Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e uma das mais respeitadas autoridades brasileiras na pesquisa e formulação de políticas para abordagem do fenômeno do suicídio.
O Dr. Cristiano trouxe dados das maiores metanálises relativas à eficácia antisuicida do lítio, encontrando um efeito estatísticamente demonstrável que se extende além dos pacientes bipolares, ponderando sobre a possibilidade de que tal efeito seja mais claro em certas subpopulações.
Imagens da apresentação do Dr. Cristiano
A Dra. Rosecler comenta sobre os achados que levaram o FDA a decidir pelo alerta quanto ao risco hipotéticamente aumentado de suicídio em adolescentes deprimidos prescritos com ISRS, sugerindo que a medida não teve nenhum efeito preventivo mensurável sobre as reais ocorrências nos adolescentes e que pode ter contribuído para um aumento real.
Imagens da apresentação da Dra. Rosecler
O Dr. Marcelo Allevato trouxe dados que mostram um grande impacto do alerta de 2003 do FDA, sobre a queda na prescrição de antidepressivos nos EUA, comentado porém de forma crítica a afirmação de que esta seja a explicação para os aumentos inéditos das taxas de suicídio nos EUA e na Holanda documentados desde então. O Dr. Marcelo entende que o aumento dos suicídios precedeu o maior efeito de queda das prescrições e se manteve até o momento, apontando para uma explicação mais complexa. Pondera finalmente que a advertência do FDA foi simplista e não atingiu o objetivo principal, e que as preocupações do órgão americano deveriam ter gerado mais propriamente recomendações especiais de meios de seguimento especializado nas populações potencialmente vulnerávéis.
Fragmento e gráfico de um dos artigos citados pelo Dr. Marcelo em sua miniconferência (clique nas imagens)
Finalmente o Professor Neury Botega nos trouxe dados epidemiológicos que colocam o Brasil como o nono país em números absolutos de suicídio no mundo, afirmando que um brasileiro se mata no país a cada hora. Apresentou ainda dados se sua pesquisa na Unicamp sobre impacto positivo do treinamento de profissionais de enfermagem na detecção e abordagem dos pacientes sob risco de suicídio no hospital geral. Finalmente apresentou trabalho demonstrando uma queda de até 10 x no risco de retentativa e morte de pacientes sobreviventes de tentativa de suicídio atendidos no HC da Unicamp. O Professor Botega nos mostrou que tal efeito foi obtido com protocolo de seguimento de mínima complexidade, baseado em contatos telefônicos sequenciais. Chamou-nos a atenção o potencial e viabilidade econômica da adoção de medidas de vigilancia e seguimento por parte de estruturas publicas de saúde para sobreviventes de tentativa de suicídio.
Imagens da apresentação do Dr. Neury
Após as conferências foi formada a mesa redonda para o debate com a plateia, composta majoritariamente pelos membros do CENPP. Foi muito elevado o nível e a relevancia da discussão realizada entre os debatedores e os membros do centro de estudos presentes.
Após a reunião, o presidente do CENPP Dr André Astete, fez convite ao Dr Marcelo e ao Prof. Neury Botega para integrarem o quadro de associados do CENPP como sócios de honra, convite aceito pelos dois.
Foi para todos nós motivo de grande satisfação a realização deste evento e esperamos ter contribuído para a disseminação destas importantes mensagens em nossa comunidade.
Em post a ser publicado em breve compartilharemos com nossos leitores imagens do evento. (clique aqui para as imagens)
André Astete
Nenhum comentário:
Postar um comentário