domingo, 30 de agosto de 2009

Journal Club de 31.08.09 - Tratamento da Esquizofrenia

Prosseguindo com a programação do ciclo de estudos em esquizofrenia do JC, o Dr. Cristiano Alvarez convida os sócios do CENPP e participantes especiais da atividade para reunião desta segunda feira com o conteúdo abaixo:


19:30 – 20:00 hs

Topic Review: "Algoritmo de Tratamento da Esquizofrenia - Parte I"

- Apresentação: Dr. Hélio Tonelli (IPP)


20:00 – 21:00 hs

Artigo: "A 12-week, double-blind, placebo-controlled trial of donepezil adjunctive treatment to risperidone in chronic and stable schizophrenia." (Biological Psychiatry - 2008)

- Apresentação: Dra. Sissi Quirino (HNSL)


Os membros do CENPP poderão acessar as apresentações bem como os artigos para impressão por meio do link do Journal Club no site do IPP . Para tanto estamos realizando os cadastros para acesso à área restrita, e enviaremos em breve instruções por meio do email.


Esperamos a todos na reunião.

domingo, 23 de agosto de 2009

Journal Club 24/08/2009

Prosseguindo com a programação do ciclo de estudos em esquizofrenia, o Dr. Cristiano Alvarez convida os sócios do CENPP e os convidados especiais da atividade para as apresentações sobre "Epidemiologia da Esquizofrenia" com a programação abaixo:

19:30 – 20:00 hs

- Topic Review: “Comorbidades na Esquizofrenia: Prevalência e Importância Clinica”

- Apresentação: Dr. Cristiano Alvarez (IPP)

20:00 – 21:00 hs

- Artigo: Temporal association of cannabis use with symptoms in individuals at clinical high risk for psychosis" Schizophrenia Research (2008)

- Apresentação: Dra. Ledijane Savi (IPP)

Aguardamos todos na sede do IPP (Dom Alberto Gonçalves 26 - Mercês).

Até lá.


André Astete

Imagens da Reunião Geral de 08 de Agosto

Publicamos aqui imagens da nossa reunião geral de 08/08/2009, que promoveu conferências e mesa redonda com o tema "Tentativas de suicídio: potenciais de intervenção, riscos e limitações dos recursos psiquiátricos, dos hospitais gerais e do poder público para sua abordagem e prevenção", realizado no auditório do Hospital Vita. (clique aqui para ver o conteúdo da reunião)

Abertura do evento pelo Presidente do CENPP, Dr. André Astete



Cenas do debate: Professor Neury Botega, os debatedores na mesa redonda e destaque dos convidados Prof Neury e Dr Marcelo Allevato




O Professor Neury, Dr André Astete e os debatedores do CENPP Drs Cristiano Alvarez e Rosecler Alice da Silva


As especializandas do IPP Dras. Ledijane Savi, Melissa Carraro e Roberta Petrauskas




Nossos professores visitantes e agora membros honorários do CENPP, Dr. Marcelo Allevato e Dr. Neury Botega


Agradecemos a todos os participantes e aos que colaboraram com a realização do evento. Esperamos rever a todos na próxima Reunião Geral.

André Astete

Lições da repugnancia Reunião Quinzenal de 15/08

A Dra. Carolina Frohener nos trouxe breve revisão sobre seus estudos a respeito da repugnancia como dimensão psicológica e suas conexões com a psicopatologia. A apresentadora apresentou, sob um enfoque evolucionista, evidencias que sugerem que muitos domínios psicológicos relativos à nossa capacidade de reagir com aversão são derivados de uma especialização para nos proteger da contaminação alimentar. Como citado pela Dra Carolina, os pesquisadores na área identificam uma relação entre a aversão a diversos eliciadores assim divididos: alimentos deteriorados, fezes, urina, dejetos e secreções de origem animal ("core disgust"), sangue / coágulos, cadáveres, deformidades ou alterações do "envelope corporal", comportamentos animalescos em seres humanos (evocadores na natureza animal), contato físico com pessoas estranhas ao próprio meio social (repugnancia interpessoal) e aversão a pessoas associadas a comportamentos de natureza delituosa, transgressora ou imoral, como homicídio, homosexualidade, comportamento sexualmente promíscuo e certas noções de "pecado" (domínio moral da repugnancia). Interessantemente, o contato com esses elementos eliciadores desencadeia no cérebro a atividade da ínsula (a área gustativa primária) e respostas apropriadas ao manejo da ingestão de alimentos inapropriados, como a náusea objetiva ou "conceitual", ou sua prevenção, como a aversão ao contato físico e a precupação com a disseminação da contaminação, em leis psicológicas referidas como o princípio da semelhança e do contágio. Essas características parecem universais, exibem predisposição ao aprendizado, são adquiridas por modelação e tem em respostas típicas da expressão facial seu grande fator inato de identificação.


Expressão facial típica da repugnancia




Mesma expressão em homem da Nova Guiné, enojado com a comida do pesquisador Paul Eckmann



A universalidade dessas manifestações psicológicas e de seu aprendizado faz supor que se trate de toda uma trajetória adaptativa da espécie iniciada e sobreposta aos mecanismos primitivos da repulsa alimentar.

Finalmente a Dra Carolina apresenta evidências de possivel envolvimento de desregulação dos mecanismos neurais da repugnancia em patologias como TOC, fobias a animais, insetos e sangue / ferimentos, Transtorno ansioso social, depressão e dependências a substâncias.

A Dra Carolina tem intenção de desenvolver pesquisas no ambulatório de ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Paraná e promete trazer novas notícias de seus trabalhos.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Reuniões do CENPP: Journal Club , Reuniões Matinais e Reuniões Gerais

Nossas reuniões ocorrem habitualmente na sede da Clínica GATH, na Rua Maurício Caillet 62, Água Verde.

O Journal Club (clique aqui) ocorre às segundas feiras às 19:30 e é atividade aberta conduzida pelo Dr Cristiano Alvarez

As Reuniões Matinais ocorrem nos primeiros e terceiros sábados de cada mês e
são abertas a visitantes não associados e sócios. As reuniões promovem a apresentação de seminários e discussão de artigos encaminhados pelos associados (ou por pesquisadores convidados) , bem como suas linhas de estudo e pesquisa, além de casos clínicos.

Reuniões Gerais ocorrem em frequência semestral, são abertas ao público e realizadas em local informado com antecedência neste Blog. As Reuniões Gerais promovem conferências de convidados especiais, mesas redondas e debates dos convidados com os participantes (com reserva prévia de vagas para os associados) seguida de atividade de educação em saúde mental e psiquiatria para a comunidade.

Journal Club Ciclo de Estudos em Esquizofrenia

O Dr. Cristiano reiniciou as atividades do Journal Club do IPP, que passa a ser atividade semanal do Centro de Estudos, portanto aberta à participação de todos os sócios efetivos, sempre nas noites de segunda feira às 19:30 . O Journal Club inicia seus ciclos de estudos com o módulo "Esquizofrenia".

Seguem os links para a programação da atividade e para a apresentação do JC de 10/08 . (clique nos links para acessar).

Veicularemos regularmente neste espaço as notícias do JC.

Aguardamos todos lá.

André Astete

domingo, 16 de agosto de 2009

Notícias da Reunião Geral de 08 de Agosto

Leitores e sócios do CENPP,

Trago aqui notícias da nossa primeira Reunião Geral, realizada no sábado 08/08/2009, que teve como tema "Tentativas de suicídio: potenciais de intervenção, riscos e limitações dos recursos psiquiátricos, dos hospitais gerais e do poder público para sua abordagem e prevenção".


Foi um enorme prazer receber os colegas e convidados para debater tema de tão grande relevancia.

O dabate foi precedido das conferências dos membros do CENPP e dos convidados especiais na seguinte ordem:

"Efeito protetor do lítio sobre o risco de suicídio: consistência das evidências atuais e seu alcance" apresentado pelo Dr. Cristiano Alvarez - Psiquiatra, coordenador do projeto ambulatorial de transtornos do humor e da disciplina de Psiquiatria Baseada em Evidências do IPP e supervisor da Especialização em Psiquiatria do IPP


"Risco de suicídio, adolescentes e antidepressivos: dimensão e natureza da polêmica"

apresentado pela Dra. Rosecler Alice da Silva - Psiquiatra, coordenadora do projeto ambulatorial e da disciplina de Psiquiatria de Infância e Adolescência do IPPe supervisora da Especialização em Psiquiatria do IPP


"Impacto do alerta do FDA quanto ao risco de suicídio sobre a prescrição de antidepressivos" apresentado pelo convidado especial Dr. Marcelo Allevato - Psiquiatra, Coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Escola de Saúde da Marinha e professor de psicofarmacologia do Curso de Pós-Graduação em Psiquiatria da PUC e da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.


"Epidemiologia do Suicídio, capacitação dos profissionais de saúde e abordagem preventiva da retentativa" apresentado pelo convidado especial Prof. Dr. Neury José Botega - Psiquiatra, Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e uma das mais respeitadas autoridades brasileiras na pesquisa e formulação de políticas para abordagem do fenômeno do suicídio.


O Dr. Cristiano trouxe dados das maiores metanálises relativas à eficácia antisuicida do lítio, encontrando um efeito estatísticamente demonstrável que se extende além dos pacientes bipolares, ponderando sobre a possibilidade de que tal efeito seja mais claro em certas subpopulações.


Imagens da apresentação do Dr. Cristiano




A Dra. Rosecler comenta sobre os achados que levaram o FDA a decidir pelo alerta quanto ao risco hipotéticamente aumentado de suicídio em adolescentes deprimidos prescritos com ISRS, sugerindo que a medida não teve nenhum efeito preventivo mensurável sobre as reais ocorrências nos adolescentes e que pode ter contribuído para um aumento real.


Imagens da apresentação da Dra. Rosecler




O Dr. Marcelo Allevato trouxe dados que mostram um grande impacto do alerta de 2003 do FDA, sobre a queda na prescrição de antidepressivos nos EUA, comentado porém de forma crítica a afirmação de que esta seja a explicação para os aumentos inéditos das taxas de suicídio nos EUA e na Holanda documentados desde então. O Dr. Marcelo entende que o aumento dos suicídios precedeu o maior efeito de queda das prescrições e se manteve até o momento, apontando para uma explicação mais complexa. Pondera finalmente que a advertência do FDA foi simplista e não atingiu o objetivo principal, e que as preocupações do órgão americano deveriam ter gerado mais propriamente recomendações especiais de meios de seguimento especializado nas populações potencialmente vulnerávéis.


Fragmento e gráfico de um dos artigos citados pelo Dr. Marcelo em sua miniconferência (clique nas imagens)






Finalmente o Professor Neury Botega nos trouxe dados epidemiológicos que colocam o Brasil como o nono país em números absolutos de suicídio no mundo, afirmando que um brasileiro se mata no país a cada hora. Apresentou ainda dados se sua pesquisa na Unicamp sobre impacto positivo do treinamento de profissionais de enfermagem na detecção e abordagem dos pacientes sob risco de suicídio no hospital geral. Finalmente apresentou trabalho demonstrando uma queda de até 10 x no risco de retentativa e morte de pacientes sobreviventes de tentativa de suicídio atendidos no HC da Unicamp. O Professor Botega nos mostrou que tal efeito foi obtido com protocolo de seguimento de mínima complexidade, baseado em contatos telefônicos sequenciais. Chamou-nos a atenção o potencial e viabilidade econômica da adoção de medidas de vigilancia e seguimento por parte de estruturas publicas de saúde para sobreviventes de tentativa de suicídio.


Imagens da apresentação do Dr. Neury







Após as conferências foi formada a mesa redonda para o debate com a plateia, composta majoritariamente pelos membros do CENPP. Foi muito elevado o nível e a relevancia da discussão realizada entre os debatedores e os membros do centro de estudos presentes.


Após a reunião, o presidente do CENPP Dr André Astete, fez convite ao Dr Marcelo e ao Prof. Neury Botega para integrarem o quadro de associados do CENPP como sócios de honra, convite aceito pelos dois.


Foi para todos nós motivo de grande satisfação a realização deste evento e esperamos ter contribuído para a disseminação destas importantes mensagens em nossa comunidade.


Em post a ser publicado em breve compartilharemos com nossos leitores imagens do evento. (clique aqui para as imagens)


André Astete


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Psicopatologia da ansiedade generalizada Reunião de 01/08/2009

A reunião foi conduzida pelo Dr André Astete que apresentou 3 "gost videos" de pacientes portadores de Transtorno de Ansiedade Generalizada e o artigo "Genetic and Environmental Sources of Covariation Between Generalized Anxiety Disorder and Neuroticism" (Am J Psychiatry 2004; 161:1581–1587). O apresentador pontua as diferenças entre dois casos projetados, com nítida manifestação de temor de infortúnio específico (medo de acidentes no primeiro caso e de adoecimento no segundo), e o caso restante, com quadro tensional e preocupações cotidianas e não ligadas específicamente à percepção de perigo. O artigo mostra que pessoas que preenchem cirtérios do DSM-3R para TAG compartilham o mesmo nicho de risco genético de pessoas com traços de dimensão temperamental denominada "neuroticismo". Neuroticismo pode ser definido como uma predisposição a estados emocionais e pensamentos negativos, com tendência à autocrítica, a esperar desfechos desfavoráveis ou a ver futuro com desesperança.

Abaixo fragmento inicial do artigo (clique na imagem para visualizar melhor)



Abaixo tabelas do artigo





O Dr André argumenta que a falta de especificidade do critério "preocupações" é uma fraqueza da classificação ainda presente no DSM 4 e na CID 10, que faz com que os casos diagnosticados como TAG ainda não se diferenciem de síndromes tensionais inespecíficas, muito associadas a transtornos do humor. Segundo o apresentador, a adoção de um ponto de vista evolucionista proporia que temores ligados à segurança do indivíduo (adoecer, sofrer acidentes, ser atacado por predadores ou outros seres humanos) que possam ser ligados a situações de risco provavelmente recorrentes no passado na espécie, poderia diferenciar um "cluster" de temores mais ligados às propriedades fundamentais do medo relativo a riscos potenciais. O Dr. André propõe que estes temores seriam estendidos aos membros do clã (especialmente descendentes) e aos meios de proteção e sobrevivência. Em sua opinião, a adoção deste espectro específico de temores e preocupações como critério psicopatológico fundamental tornaria a síndrome ansiosa generalizada uma categoria mais homogênea e diferenciada das síndromes tensionais inespecíficas, mais possívelmente correlatas ao "neuroticismo" e aos transtornos de humor. Se faz proposta de pesquisa a ser realizada no ambulatório de ansiedade do IPP em futuro próximo.

No próximo post traremos notícias da reunião geral realizada em 08/08/2009.

André Astete

domingo, 2 de agosto de 2009

Sábado 08/08/2009 Reunião Geral de Agosto: Curso, palestras e Mesa Redonda

Caros Leitores e Colegas do CENNP,

Como viemos anunciando nas últimas semanas, no próximo final de semana teremos duas atividades que marcam a primeira Reunião Geral do CENPP. As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia.

Todas as atividades ocorrerão no auditório do Hospital Vita Curitiba (Rodovia BR 116, Km 396, nº 4021 / Bairro Alto) e têm sua programação, horários e localização do Hospital detalhados aqui.

As atividades têm início na Sexta Feira dia 07/08 com o curso "Polimedicação no uso de psicofármacos" ministrado pelo Dr. Marcelo Allevato (PUC / Santa Casa - RJ; Escola de Saúde da Marinha).

No Sábado dia 08/08 têm sua atividade principal, com as conferências e a mesa redonda sobre o tema "Tentativas de suicídio: potenciais de intervenção, riscos e limitações dos recursos psiquiátricos, dos hospitais gerais e do poder público para sua abordagem e prevenção".

Teremos a honra de ter nessa atividade a presença do Professor Titular da Universidade Estadual da Campinas (UNICAMP) Prof. Dr. Neury José Botega (clique aqui para visualizar currículo) como palestrante e debatedor, do Dr. Marcelo Allevato e dos palestrantes e debatedores do CENPP Drs. Cristiano Estevez Alvarez, Rosecler Alice da Silva e do presidente do centro de estudos, Dr. André Astete, que participará como moderador do debate.

Reforçamos o convite a todos para participar, em especial do debate do sábado, onde gostaríamos de trocar idéias com a comunidade e representantes do meio acadêmico e do poder público.


Esperamos todos lá.

André Astete