terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Reunião de 15/12/2011: A automaticidade da vida social

Caros colegas, nesta quinta feira faremos nossa última reunião do ano de 2011, e teremos a apresentação e discussão do artigo "The Automaticity of Social Life" de  John A. Bargh e Erin L. Williams (Curr Dir Psychol Sci. 2006 February ; 15: 1–4). O artigo será apresentado pela Dra. Marcia Cibele Haag, residente do primeiro ano da RM de São José dos Pinhais.

A reunião terá início às 19:30 e será realizada no auditório do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro.
Até lá!
Localização do HEP Bom Retiro


Exibir mapa ampliado

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Reunião Quinzenal de 01/12/2011: Habilidades sociais e torcidas organizadas de futebol

Caros colegas,
teremos nesta quinta feira a psicóloga Anna Keila Hecke Polak, participante ativa das atividades do CENPP, como convidada para falar sobre suas pesquisas comparativas do perfil de habilidades sociais de torcedores comuns e membros de torcidas organizadas de futebol, com possíveis relações com a predisposição à violência. A reunião será às 19:30 e será realizada no auditório do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro,  Rua Nilo Peçanha, 1552 - Bom Retiro, estacionamento no local.

Localização do HEP Bom Retiro


Exibir mapa ampliado

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Residência Médica de Psiquiatria de São José dos Pinhais: publicado o edital 2012

Colegas,

escrevo para divulgar a publicação do edital do concurso de seleção de residentes dos programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, entre os quais figura o Programa de Psiquiatria. A RM de Psiquaitria oferecerá este ano 03 vagas para seleção, uma vez que a quarta vaga se encontra vinculada por força de lei a candidato do concurso de 2011 convocado pelas Forças Armadas para o serviço obrigatório. As datas importantes para os interessados no concuros são:
18/11/2011 – Divulgação do edital
06/12/2011 – Início das inscrições
09/12/2011 – Final das inscrições – horário bancário.
09/12/2011 – Provas da 1a fase
10/12/2011 – Divulgação do gabarito das provas.
12/12/2011 – Apresentação de recursos
14/12/2011 – Divulgação do resultado da primeira fase e agendamento das entrevistas
15 e 16/12/2011 – Entrevistas
17/12/2011 – Resultado da segunda fase
19/12/2011 – Início das matrículas

Para conhecimento dos detalhes do edital clique aqui. 

Aos colegas interessados boa sorte no concurso! Esperamos vocês conosco em 2012!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reunião quinzenal de 17/11/2011: Politicas públicas de saúde mental no Brasil

Colegas,

nesta quinta feira teremos como convidado especial do centro de estudos o Dr. Marcelo Daudt von der Heyde, preceptor da Residência de Psiquiatria do Hospital Nossa Senhora da Luz, apresentando dados sobre a situação das políticas de saúde mental brasileiras. Convidamos a todos para debatermos e contribuirmos para o amadurecimento da comunidade local em relação a seu papel no processo de qualificação dos recursos de saúde mental.

Aguardamos a todos às 19:30 h, no auditório do Hospital Espirita de Psiquaitria do Bom Retiro. Até lá!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Reunião extraordinária 13/10/2011 - Sindromes extrapiramidais e uso de antipsicóticos

Colegas e sócios do CENPP,
Teremos nesta quinta feira, excepcionalmente, reunião onde receberemos o eminente professor Helio Ghizoni Teive, neurologista clínico,  apresentando o tema "Sindromes extrapiramidais associadas ao uso de antipsicoticos". A  reunião será realizada no auditório do Hospital Espirita de Psiquiatria Bom Retiro, e esta programada para as 19:30 h.

Até lá.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Reunião quinzenal de 06 de outubro: Terapias cognitivo-comportamentais para dependência.

Colegas do CENPP e interessados,
nesta quinta feira faremos a primeira reunião quinzenal de outubro no auditório do Hospital Bom Retiro, com apresentação de um panorama das terapias cognitivo-comportamentais para tratamento das síndromes de dependência ao Álcool e drogas. A apresentação ficará a cargo do Dr. André Astete, preceptor da Residência Médica de Psiquiatria da SMS de São José dos Pinhais.

A reunião será dia 06 de outubro, quinta feira, às 19:30 e será realizada no auditório do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro,  Rua Nilo Peçanha, 1552 - Bom Retiro, estacionamento no local.

Localização do HEP Bom Retiro


Exibir mapa ampliado

domingo, 11 de setembro de 2011

Reunião Quinzenal 15/09/2011 - Mogens Schou e a história do Litio

Colegas do CENPP e interessados,
nesta quinta feira faremos nossa reunião quinzenal no auditório do Hospital Bom Retiro com um tema muito especial, a história do uso do Litio na Psiquiatria nas palavras de ninguem menos que o psiquiatra dinamarquês Mogens Schou, possivelmente o maior pesquisador na história da especialidade na escandinávia. O Dr. Schou, falecido há poucos anos, e Poul Christian Baastrup trouxeram à luz das evidências científicas as provas da eficácia do lítio como droga antimaníaca, como tratamento da depressão bipolar e como estabilizador do humor ao final dos anos 60, inaugurando a era do tratamento farmacológico específico do Transtorno Bipolar do Humor. A apresentação ficará a cargo da Dra. Marina Elisa Marques, residente do primeiro ano da Residência Médica de Psiquiatria da SMS de São José dos Pinhais.

Mogens Schou (24 Novembro 1918 – 29 Setembro 2005)
A reunião será às 19:30 e será realizada no auditório do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro,  Rua Nilo Peçanha, 1552 - Bom Retiro, estacionamento no local.

Localização do HEP Bom Retiro


Exibir mapa ampliado

Resumo da apresentação da Dra. Mariana Marques:
 
O artigo é uma revisão do historico de uso do litio ao longo de seus 50 anos de pesquisa e pratica clinica, apresentando  as principais criticas ao uso do litio assim como as replicas das mesmas.  O artigo versa sobre a controvérsia sobre a eficácia da droga, especialmente o debate com a psiquiatria britânica, a concepção dos estudos que demonstrou a evidência incontestável da eficácia aguda e profilática (com um susrpreendente rigor na investigação da evidência para a écpoca) e todos os dramas éticos e políticos envolvidos.
Schou defende o uso do litio como antimaniaco, discute os riscos do uso, principalmente quanto a relação dose serica e os efeitos colaterais  causados pelo medicamento.
Os antipsicoticos modernos e as aplicações para gestação também sao avaliados, com comparação dos estudos de validação das drogas.
O uso do litio é defendido sobre o uso dos demais medicamentos, principalmente em grupos de transtorno afetivo bipolar tipo I ( casos tipicos), como tratamento de prevenção de episodios maniacos e prevenção de recaidas de episodios maniacos.
O uso na gravidez, apesar de controverso é considerado mais seguro que o uso de outras drogas como carbamazepine e acido valproico. Schou aconselha a avaliação de risco beneficio a gestante (descompensação clinica, pondo em risco a vida da paciente) e ao feto (risco de má-formação cardiaca).
Ainda são abordados os beneficios causados pela descoberta do litio, desde o impacto social, até o estimulo a pesquisa farmaceutica, na busca da obtenção de novos e mais eficazes medicamentos.
 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Reunião quinzenal 01/09/2011 - apresentação de artigo de Nancy Andreasen "DSM and the Death of Phenomenology in America"

Colegas do CENPP,

nesta quinta feira realizaremos nossa reunião quinzenal, que terá apresentação do artigo "DSM and the Death of Phenomenology in America: An Example of Unintended Consequences" de Nancy C. Andreasen (Schizophrenia Bulletin vol. 33 no. 1 pp. 108–112, 2007) pela Dra. Márcia Cibele Haag, residente do primeiro ano da Residência de Psiquiatria de São José dos Pinhais. No artigo a prestigiada acadêmica norte americana, Prof. Nancy Andreasen, lança um alerta sobre o empobrecimento do conhecimento psicopatológico e consequente perda da qualidade do diagnóstico psiquiátrico nos Estados Unidos, fato este igualmente preocupante em nosso meio.

Karl Jaspers: o crepúsculo de sua psicopatologia?
Nossa reunião será na sala de reuniões da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, às 19:30 h.

Endereço da Sociedade Paranaense de Psiquiatria - Republica Argentina 369, Água Verde (melhor estacionamento: Supermercado Pão de Açúcar, pela Av. Getúlio Vargas)


Exibir mapa ampliado

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Colegas do CENPP,

nesta quinta feira realizaremos nossa reunião quinzenal, que terá apresentação do artigo "Antipsychotic treatment of primary delusional parasitosis - systematic review" (BRITISH JOURNAL OF PSYCHIATRY - 2 0 0 7 , Vol 1 91, pg 1 9 8 - 2 0 5) pelo Dr. Marcel P. Souza, residente do primeiro ano da Residência de Psiquaitria de São José dos Pinhais. A revisão explora a psicopatologia dos delírios de infestação e a resposta aos tratamentos antipsicóticos.

Nossa reunião será na sala de reuniões da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, às 19:30 h.

Endereço da Sociedade Paranaense de Psiquiatria - Republica Argentina 369, Água Verde (melhor estacionamento: Supermercado Pão de Açúcar, pela Av. Getúlio Vargas)


Exibir mapa ampliado

Resumo da apresentação do Dr. Marcel P. Souza:
Os “Delírios de Infestação” são caracterizados pela crença fixa de que se está infestado com parasitas ou seres vivos pequenos, embora não haja nenhuma evidência médica para isso. Possui gravidade variável, e os pacientes geralmente queixam-se de coceira atribuída à presença de animais na pele ou sob a pele. O delírio de infestação não corresponde a um único transtorno. Pode apresentar-se como delírio de infestação 1º, classificado como transtorno delirante persistente (CID-10) ou Transtorno delirante, tipo somático (DSM-IV-TR). Há também, o delírio de infestação 2º (mais comum), associado a diversas doenças físicas, transtornos psiquiátricos ou intoxicações. Também pode ocorrer como folie à deux ou folie à trois e by Proxy. Sua prevalência anual é estimada em 80 casos por milhão de habitantes. O tratamento costuma ser desafiador pelo fato de que muitas vezes os pacientes são relutantes em razão do conceito somático da doença. Os antipsicóticos são o principal tratamento para o delírio de infestação 1º, e são utilizados como sintomáticos para o delírio de infestação 2º a doenças somáticas. Muitas fontes têm recomendado o uso de pimozida para o quadro. Porém, esta não é mais um antipsicótico de 1ª linha devido a preocupações com segurança. Não havia nenhuma revisão sistemática sobre este tema e por isso, foi realizado a 1ª revisão sistemática da efetividade do tratamento com antipsicóticos típicos e atípicos para o delírio de infestação 1º. Buscou-se identificar os trabalhos disponíveis sobre delírio de infestação nos bancos de dados: EMBASE, Medline, PsycInfo, PsycLIT e Psyndex. Os resultados muito heterogêneos dos 5 principais estudos de tratamento do delírio de infestação 1º com antipsicóticos típicos sugerem que os próprios estudos possuem viés de seleção, viés de aferição e viés de publicação ou todos os viéses. A escassez de evidências sobre o tratamento do delírio de infestação 1º com antipsicóticos atípicos prejudica qualquer comparação entre antipsicóticos típicos e atípicos. As evidências para o uso de antipsicóticos atípicos em parasitose delirante são ainda mais fracas do que para o uso de antipsicóticos típicos. O delírio de infestação 1º pode ser efetivamente tratado com antipsicóticos típicos. Pimozida possui nível de evidência IIa e outros antipsicóticos típicos (ex: haloperidol) possuem nível de evidência III. Importante opção de tratamento para o delírio de infestação 1º é a aplicação IM de antipsicóticos de depósito. O uso de antipsicóticos atípicos pode melhorar os efeitos colaterais e, portanto, levar a maior aderência e resposta do paciente. Mais relatos de casos estão disponíveis para risperidona. Não há relato sobre o uso de clozapina, ziprazidona ou aripiprazol em parasitose delirante 1ª.   

Slides selecionados:




 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Reunião Quinzenal 04/08/2011 - Cognição social de grupo

Colegas do CENPP,

nesta quinta feira realizaremos nossa reunião quinzenal, que terá apresentação do tema "Cognição social de grupo" pelo Dr. André Astete. A apresentação explora aspectos teóricos e evidências psicológicas de especialização congitiva para o funcionamento em grupo e para manejar riscos invidividuais na interação social coletiva.

Nossa reunião será na sala de reuniões da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, às 19:30 h.

Endereço da Sociedade Paranaense de Psiquiatria - Republica Argentina 369, Água Verde (melhor estacionamento: Supermercado Pão de Açúcar, pela Av. Getúlio Vargas)


Exibir mapa ampliado

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sessão de cinema e debate - local da reunião

Colegas do CENPP e interessados,

como noticiado antes, faremos amanhã nossa sessão de cinema, com exibição do filme "Anticristo" seguido de debate sobre aspectos psicológicos e psicopatológicos. A reunião está prevista para iniciar-se às 19:00 h, com a projeção do filme e o debate previsto para as 20:45. O local da atividade será, excepcionalmente, na sala de reuniões do consultório do nosso colega Dr. Felipe Dufloth, na rua Fernando Amaro 915, Alto da XV, com estacionamento anexo.

Até lá.

Localização:


Exibir mapa ampliado

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sessão de cinema e debate: "Anticristo" de Lars von Trier


Colegas e simpatizantes do CENPP,

na próxima quinta feira, dia de nossa reunião quinzenal, teremos excepcionalmente uma sessão de cinema, seguida de debate com o professor Hugo Mengarelli do Departamento de Artes Visuais da UFPR, estudioso do cinema com sólida formação psicanalítica. Será apresentado e debatido o filme "Anticristo" do diretor dinamarquês Lars von Trier, a partir das 19 H em local ainda a ser definido em função do número de interessados. Não custa lembrar aos que não conhecem a obra que o filme não se trata mesmo de uma amenidade, apresenta cenas explícitas de conteúdo sexual, sadismo e masoquismo... bem apropriado para um debate sobre psicologia dos transtornos de personalidade. Esperamos fazer um grande e enriquecedor debate com nosso convidado, num saudável exercício interdisciplinar e para tanto estarão presentes os preceptores da Residência de Psiquiatria São José dos Pinhais.

Devido ao número limitado de lugares, pedimos aos interessados em comparecer para confirmar presença enviando e-mail para ippcenpp@gmail.com (o mesmo endereço usado para a divulgação) até domingo à noite, dia 17/07, para definirmos o local a ser utilizado e realizarmos a divulgação na segunda feira.

Aguardamos suas mensagens!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Reunião quinzenal 07/07/2011: Repugnância como um sistema comportamental para prevenção de doenças

Colegas do CENPP,

nesta quinta feira às 19:30, na sala de reuniões da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, teremos a apresentação do artigo "Disgust as an adaptive system for disease avoidance behaviour" de Valerie Curtis, Mıcheal de Barra e Robert Aunger (Phil. Trans. R. Soc. B - 2011,vol 366, 389–401), a cargo do Dr. Claudio Marcelo Moreal, residente do primeiro ano da Residência de Psiquiatria da SMS de São José dos Pinhais. O artigo explora evidências da função de respostas emocionais ligadas à repugnância como mecanismos de um sistema imune extendido, com espectos comportamentais voltados à prevenção da contaminação. O tema tem relevância para o estudo de patologias do espectro do TOC, fobias e outras síndromes aversivas.


Esperamos todos lá.

André Astete

Endereço da Sociedade Paranaense de Psiquiatria - Republica Argentina 369, Água Verde (melhor estacionamento no Pão de Açucar da Av Getúlio Vargas)


Exibir mapa ampliado

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Reunião quinzenal 16/06/2011 "Error Management Theory"


Colegas e socios do CENPP,


Nesta quinta feira, às 19:30 na sala de reuniões da Sociedade Paranaense de Psiquiatria teremos nossa reunião quinzenal, trazendo para discussão o artigo: Error Management Theory A New Perspective on Biases in Cross-Sex Mind Reading (Martie G. Haselton & David M. Buss - Journal of Personality and Social Psychology 2000, Vol. 78, No. 1, 81-91) a ser apresentado pelo Dr. Marcel Wilkins de Souza, residente do primeiro ano da Residência de Psiquiatria da SMS de São José dos Pinhais. O artigo explora evidências de que o cérebro humano se vale de viéses padronizados diante de informações ambíguas para favorecer a resposta comportamental mais adaptada, enfocando diferenças de percepção entre os sexos.


Esperamos todos lá.


André Astete


Endereço da Sociedade Paranaense de Psiquiatria - Republica Argentina 369, Água Verde (melhor estacionamento: supermercado Pão de Açucar, pela Getúlio Vargas)

Resumo do conteúdo da apresentação do Dr. Marcel Wilkins de Souza:

Várias Pesquisas têm documentado erros sistemáticos no julgamento humano e tomada de decisão. A Teoria de Administração do Erro (EMT) desafia a posição de que erros refletem deficiências ou limitações de concepção psicológica ou a suscetibilidade de mensagens sociais erradas causadas pela socialização. Esta nova teoria propõe que os erros de interpretação são adaptativos e existem no presente porque levaram a sobrevivência e vantagens reprodutivas para os seres humanos no passado. Em julgamentos que são feitos sob incerteza dois tipos de erro são possíveis: erros do tipo I (falso-positivos) – alarmes falsos; e erros do tipo II (falso-negativos) – detecções perdidas. Evolutivamente, a seleção será feita por vieses que favoreçam a decisão que produza mais benefícios ou menor custo. Neste artigo a lógica do EMT será aplicada a dois problemas de adaptação social: inferências sobre o interesse sexual e a intenção de compromisso. Três hipóteses foram pesquisadas sobre vieses na interpretação dos pensamentos do sexo oposto:
    - Hipótese 1 - viés de “superpercepção” sexual masculina - de forma adaptativa, para minimizar o custo de oportunidades sexuais perdidas, os homens tendem a deduzir positivamente e com mais freqüência as intenções sexuais das mulheres.
    - Hipótese 2 - viés de ceticismo feminino ao compromisso masculino - adaptativamente, para minimizar o custo de um falso compromisso por parte dos homens, as mulheres possuem baixa tendência de interpretações das intenções de compromisso masculinas.
    - Hipótese 3 - A correção das interpretações com as intenções das irmãs - os homens possuem adaptações destinadas a perceber corretamente as intenções sexuais de suas irmãs. Com o objetivo de proteger a espécie, quando o homem ancestral percebia que sua irmã poderia se tornar vítima de um assédio sexual, prontamente a protegia. Tanto para ela exercer sua escolha no acasalamento, quanto para preservar a reputação de suas irmãs e o potencial reprodutivo delas.
    Foram realizados dois estudos (N=217 e N=289) com questionários de avaliação de itens sobre percepções de compromisso e intenção sexual. Resultados:
    Conforme o esperado, a percepção das mulheres sobre a intenção de compromisso dos homens foi significativamente menor do que a percepção dos homens sobre sua própria intenção de compromisso. Foi encontrado que os homens percebem uma maior intenção sexual nas mulheres. Entretanto, as avaliações das mulheres da intenção sexual dos homens foram maiores do que a auto-percepção sexual dos homens, embora em menor grau. A percepção dos homens de intenção sexual dos outros homens foi maior do que a percepção das mulheres da intenção sexual dos homens. As percepções dos homens da intenção sexual das irmãs foram significativamente menores do que as suas percepções de intenção sexual de outras mulheres. As percepções das mulheres sobre a intenção sexual dos irmãos também foram significativamente menores do que as percepções das mulheres sobre a intenção sexual de outros homens.

 

Slides selecionados da apresentação




quarta-feira, 1 de junho de 2011

Reunião quinzenal de 02/06/2011 Discussão de artigo sobre respostas neuroendócrinas da submissão e sua relação com a ansiedade social.

Colegas e socios do CENPP,

Nesta quinta feira, às 19:30 na sala de reuniões da Sociedade Paranaense de Psiquiatria teremos nossa reunião quinzenal, trazendo para discussão o artigo: "Submitting to Defeat: Social Anxiety, Dominance Threat, and Decrements in Testosterone" (Jon K. Maner & cols - Psychol Sci. 2008 August ; 19(8): 764–768) a ser apresentado pela Dra. Marcia Cibele Haag, residente do primeiro ano da Residência de Psiquiatria da SMS de São José dos Pinhais. O artigo trata de investigação de respostas neuroendócrinas envolvendo a testoterona e o cortisol basal em situações de dominancia e submissão e suas possíveis relações com a ansiedade social e suas patologias.

Esperamos todos lá.

André Astete

Endereço da Sociedade Paranaense de Psiquiatria - Republica Argentina 369, Água Verde (melhor estacionamento: supermercado Pão de Açucar, pela Getúlio Vargas)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Reunião 19/05/2011 - Discussão de artigo sobre viés atencional primário para identificação de parceiros sexuais e rivais

Colegas e socios do CENPP,

Nesta quinta feira, às 19:30 na sala de reuniões da Sociedade Paranaense de Psiquiatria teremos nossa reunião quinzenal, trazendo para discussão o artigo: "Adaptive attentional attunement: evidence for mating-related perceptual bias" publicado por Manner, Gailliot & De Wall na revista Evolution and Human Behavior, 28, pag 28– 36 (2007). A apresentação ficará a cargo da Dra. Mariana Elisa Marques, residente do primeiro ano da Residência em Psiquiatria da SMS de São José dos Pinhais. O artigo, já apresentado ateriormente em nossas reuniões, descreve interessantes evidências de como se configuram de forma estratégica as adaptações em nosso processo atencional para resolução de dilemas adaptativos recorrentes.


Esperamos todos lá.

André Astete

Endereço da Sociedade Paranaense de Psiquiatria - Republica Argentina 369, Água Verde (melhor estacionamento: supermercado Pão de Açucar, pela Getúlio Vargas)



Exibir mapa ampliado

Resumo da apresentação da Dra Mariana Marques:


O estudo apresentado tem como objetivo avaliar a hipótese dos mecanismos de fixação da atenção primitiva e sua influência sobre a escolha de parceiros, garantindo melhor escolha genética para os descendentes, e sobre a identificação de possíveis rivais na manutenção ou obtenção dos melhores parceiros.
Foi utilizado como critério para avaliação a aparência de homens e mulheres, com fotos em banco de dados previamente selecionado, com mensuração do tempo de atenção e dificuldade para mudança do foco atencional.
Foram observados maior tempo do direcionamento da atenção para imagens de mulheres definidas como muito atraentes, tanto para observadores do sexo masculino quanto do sexo feminino. Não foram observadas alterações da atenção  para homens atraentes ou para ambos os sexos considerados como medianos.
Os resultados foram congruentes com a hipótese de que o quesito atração física desvia a atenção do sexo masculino, como identificação de parceiras com qualidade genética e possibilidade de relação sexual, enquanto que as mulheres identificariam as possíveis rivais, que comprometeriam a estabilidade ou obtenção de um parceiro de qualidade.
O fato de os homens muito atraentes não terem sido significativos pode ser explicada pela hipótese de preferencia atencional de pessoas do sexo feminino preferirem num primeiro momento ( baseado em atenção primitiva) membros do sexo masculino com sinais de influencia e dominância social, os quais poderiam garantir estabilidade para gerar descendentes saudáveis e garantir sua sobrevivência.
Os autores propõem novos estudos para embasar as hipóteses estudadas e confirmar a validade dos resultados obtidos
.

sábado, 30 de abril de 2011

Reinicio das Atividades do CENPP, em novo local, dia e horário

Colegas, socios do CENPP e "simpatizantes"

Este ano temos inúmeras boas notícias. A primeira delas é de que o grupo que desenvolve o centro de estudos tem agora como nova casa acadêmica a Residência Médica em Psiquiatria da SMS de São José dos Pinhais, e por isso o Centro de Estudos em Neurociências, Psiquiatria e Psicologia - CENPP, passa agora a apoiar e dar suporte às atividades científicas desse serviço, mantendo-se porém como sociedade científica independente. A segunda notícia e que reiniciaremos nossas reuniões em novo dia e horário, no dia 05/05/2011 (quinta feira), às 19:30, com apoio da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, com a intenção de ampliar nosso relacionamento com os outros núcleos acadêmicos da Psiquiatria de nossa cidade. A Reunião terá como tema um dos assuntos "prediletos" dos membros do grupo, explorado na apresentação do Dr Felipe Dufloth do artigo "The empathic brain and its dysfunction in psychiatric populations: implications for intervention across different clinical conditions" de Jean Decety e Yoshiya Moriguchi (BioPsychoSocial Medicine 2007, 1:22).



Faremos nossa atividade na sala de reuniões do edifício da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Avenida Republica Argentina 369, Água Verde. Com o apoio da SPP, pretendemos manter nossas reuniões regularmente às primeiras e terceiras quintas feiras de cada mês, às 19:30, podendo nesse local se reunirem até 45 pessoas com conforto. Aproveitaremos a reunião para definirmos em conjunto os passos para a consolidação do CENPP e suas prioridades para este ano. Da mesma forma, em conjunto com a SPP pretendemos fomentar uma associação de esforços entre as escolas de Psiquiatria de Curitiba para a realização de encontros científicos conjuntos e outras colaborações científicas.

Esperamos todos lá.

André Astete

Endereço da Sociedade Paranaense de Psiquiatria - Republica Argentina 369, Água Verde


Exibir mapa ampliado

sexta-feira, 4 de março de 2011

Residência de Psiquiatria de São José dos Pinhais - Edital

Caros colegas,

publico neste espaço o conteúdo do edital do dia 27 de fevereiro, com informações sobre o processo seletivo dos programas de residência médica de São José dos Pinhais.

"PROCESSO SELETIVO
Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Psiquiatria, Cirurgia Geral e Ortopedia e Traumatologia, em decorrência das vagas concedidas por incentivo federal, conforme Portaria Conjunta nº. 09/2010 e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.
Curitiba, 25 de fevereiro de 2011.

SUMÁRIO
1. Introdução
2. Edital Processo Seletivo
3. Datas importantes para o processo seletivo
2
1. INTRODUÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, por meio da Comissão de Residência Médica (COREME), no uso das atribuições que lhe são conferidas, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à seleção de candidatos para o preenchimento de 30 vagas, de acordo com as normas emanadas da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). As vagas previstas neste edital foram abertas em decorrência do incentivo federal concedido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Ministério da Saúde), conforme Portaria Conjunta MS/MEC nº 09, de 26 de novembro de 2010 e complementado por recursos próprios da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Este processo seletivo terá validade para o exercício de 2011.

Comissão do Processo Seletivo
Presidente: Izabel Cristina Meister Martins Coelho
Membros: Adolfo Oscar Gigglberger Bareiro
Airton Francisco Surdi
Christina de Almeida
Carlos Maurício Correia dos Santos
Edimar Leandro Tordeke
Marcelo Cury
Vandezita Dantas de Medeiros Mazzaro

2. EDITAL PROCESSO SELETIVO
A Comissão de Residência Médica (COREME) da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São José dos Pinhais comunica aos interessados que no período de 03 a 16 de março de 2011 estarão abertas as inscrições para os Programas de Residência Médica.

a) Vagas e Duração
PROGRAMA VAGAS
Medicina de Família e Comunidade 06 (seis)
Pediatria 06 (seis)
Ginecologia e Obstetrícia 05 (Cinco)
Clínica Médica 05(cinco)
Psiquiatria 04 (quatro)
Cirurgia Geral 02 (duas)
Ortopedia e Traumatologia 02 (duas)

b) Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas via INTERNET, no período de 03/03/11 a 16/03/2011, no site www.sjp.pr.gov.br , por meio de qualquer microcomputador ligado à rede Internet e que esteja conectado a uma impressora do tipo “jato de tinta” ou “laser”; O boleto para o pagamento da taxa de Inscrição deverá ser emitido, via impressora do computador, após o candidato ter preenchido todos os campos obrigatórios na ficha de inscrição. O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária até a data do vencimento do boleto. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições pagas após esta data.

ATENÇÃO:
Guarde o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, pois o mesmo será exigido quando o candidato for adentrar na sala para a realização das provas da 1ª Fase.

OBSERVAÇÕES:
· São de total responsabilidade do candidato, ou de seu representante, os dados preenchidos na Ficha de Inscrição, não podendo ser alterados após a efetivação da inscrição;
· Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste edital, no Guia do Candidato disponível na “home page” da Faculdades Pequeno Príncipe e as normas dos cursos de residência ofertados, não podendo alegar desconhecimento;
· Caso ocorram problemas técnicos no servidor de Internet no último dia de inscrição, o período de inscrição será prorrogado por mais um dia.

c) Taxa de Inscrição
O valor da taxa para inscrição será de R$ 300,00 (trezentos reais).
Não haverá devolução da taxa de inscrição.
Serão fornecidos pelo site www.sjp.pr.gov.br os critérios de isenção e requerimento para solicitação de isenção de taxa de inscrição. O candidato que venha a se enquadrar nos critérios exigidos deverá encaminhar requerimento à secretaria das Faculdades Pequeno Príncipe.

d) Documentos para inscrição
· Fotocópia da Carteira de Identidade;
· Fotocópia do CPF;
· Fotocópia do diploma de Médico ou declaração de conclusão do curso de Medicina
· Fotocópia da Carteira do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou do requerimento de solicitação da mesma.
· Currículo Lattes, disponível na página www .cnpq.br - plataforma lattes;
· 04 fotografias atualizadas (3X4).

Todos os documentos acima deverão ser entregues no dia da prova em
envelope pardo, identificado de forma legível com o nome do candidato, número da inscrição e Programa de Residência Médica escolhido, na Secretaria do local. Para ingresso na sala de prova, o candidato deverá portar de um documento original com foto em perfeitas condições para permitir, com clareza, a identificação do candidato.

* São documentos oficiais de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe que por lei federal valem como documento de identidade, como por exemplo, as do CRM, CREA,
OAB, CRC etc., Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia), na forma da Lei nº. 9.053/97.

* Em caso de perda ou roubo de documentos, o candidato será admitido para realizar a prova, desde que tenha se apresentado no local que lhe foi designado, acompanhado de boletim de ocorrência e que seja possível fazer a verificação de seus dados junto a Comissão do Processo Seletivo antes da hora marcada para o início das provas.

e) Seleção
Os candidatos serão selecionados em duas fases:

· 1a fase – prova escrita que conterá 100 (cem) questões nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social (20% em cada área);

· 2a fase – consistirá em análise e argüição sobre o currículo. Serão selecionados para a 2a fase os candidatos classificados na primeira fase, em número mínimo correspondente a três vezes o número de vagas disponíveis em cada programa. Em caso de não haver candidatos em número maior que o dobro do número de vagas do programa, todos que obtiverem rendimento na primeira fase serão indicados para a segunda fase. Em caso do não preenchimento das vagas depois de cumpridos os critérios acima, poderão ser chamados para a segunda fase todos os demais candidatos, desde que aprovados na primeira fase.

f) Classificação
De acordo com a resolução 008/2004 da CNRM de 05/08/04, a primeira fase das provas terá peso de 90% e a segunda fase terá peso de 10% da nota total.
Em caso de empate será classificado o candidato que obtiver a melhor nota em seu currículo e em caso de novo empate da referida nota, aquele que tiver mais idade.
Este processo seletivo é válido para as vagas disponíveis neste edital.

g) Local, horário e data das provas.
· As provas da 1ª fase serão realizadas na Faculdades Pequeno Príncipe, na Avenida Iguaçu, 333, Rebouças. Curitiba/Paraná. Fone 41-33101500. no horário das 08h00min horas às 12h00min horas, do dia 19/03/2011 (sábado).

ATENÇÃO: As portas de acesso da Faculdade Pequeno Príncipe às salas de prova da primeira fase abrirão às 7h45min e serão fechadas às 08h00min. Não será permitido o ingresso de qualquer candidato após esse horário. Os horários citados neste Edital serão estabelecidos com base na Hora Certa Brasil Telecom – telefone 130.
Recursos à prova escrita deverão ser entregues em formulário próprio na 2ª feira – dia 21/03/2011, das 9h00 as 16h00 na Faculdades Pequeno Príncipe.

· As entrevistas da 2ª fase serão realizadas no Hospital e Maternidade Municipal São José dos Pinhais por ordem de classificação na primeira fase e terão data e hora divulgadas em conjunto ao Edital do Resultado da 1ª fase.

h) Material
Cada candidato deverá trazer, por ocasião da realização das provas, somente o seguinte material:
a) lápis;
b) borracha;
c) caneta esferográfica, tinta azul escura, ponta média.

* A ausência do candidato por qualquer motivo, tais como doença e atraso, implicará sua eliminação da seleção. O candidato que perder a prova não terá direito ao reembolso da taxa de inscrição.
* Não será permitido, durante a realização da prova, o uso de bonés, gorros, chapéus, etc.
* Não será permitido ao candidato alimentar-se dentro da sala de prova, devendo aqueles que necessitem fazê-lo por motivos médicos, solicitar ao fiscal de provas o encaminhamento à sala de coordenação.
* O candidato pode, se assim o desejar, levar uma garrafa de água, desde que a mesma seja transparente e sem rótulo.
* Nas salas de prova, os candidatos não poderão manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, calculadora, agenda eletrônica, MP4, palmtop, notebooks, Ipods etc.), devendo desligá-los e guardá-los junto com seus pertences antes do início da prova. Os equipamentos deverão permanecer desligados até a saída do candidato do prédio onde realizou a prova.
* O candidato que estiver portando qualquer dos instrumentos mencionados no
item acima, durante a realização da prova, será eliminado da seleção.
* Será eliminado também o candidato que durante a aplicação da prova comunicar-se com outros candidatos, efetuar empréstimos, usar de meios ilícitos ou praticar atos contra as normas ou a disciplina.
* O candidato assume plena e total responsabilidade pelo correto preenchimento do cartão-resposta e pela sua integridade. Não haverá substituição deste cartão por falha no preenchimento por culpa do candidato.
* Não será permitido ao candidato, durante a realização das provas, ausentarem-se do recinto, a não ser em casos especiais, acompanhados de membro componente da equipe de aplicação da Seleção.

i) Divulgação dos Resultados
O Edital com os resultados da 1a fase será divulgado no dia 22/03/2011 às 11h00min horas, no site www.sjp.pr.gov.br. Os horários e locais da entrevista da 2a serão divulgados junto com os resultados da 1a fase. Os resultados da 2a fase serão divulgados no dia 25/03/2011. Após a divulgação dos resultados da segunda fase, os candidatos terão até 24 horas para assinar o termo de Compromisso para confirmação da vaga. Os candidatos que não assinarem o termo dentro do referido prazo, estarão abrindo mão de suas respectivas vagas, possibilitando a chamada dos candidatos sucessivos.

4. DATAS IMPORTANTES PARA O PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS DE 2011
25/02/2011 – Divulgação do edital
03/03/2011 – Início das inscrições
14/03/2011 – Final das inscrições
19/03/2011 – Provas da 1a fase na Faculdade Pequeno Príncipe (Avenida Iguaçu, 333. Curitiba-PR)
22/03/2011 Divulgação do resultado da primeira fase e agendamento das
entrevistas
23 a 24/03/2011 – Análise e Entrevista de argüição sobre o currículo
25/03/2011 – Resultado da segunda fase e início das matrículas
30/03/2011 – Aula Inaugural"

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas

Caros colegas do CENPP,

transcrevo abaixo e-mail recebido do colega Prof. Marco Calegaro, um dos grandes líderes da Psicologia acadêmica brasileira, para a divulgação do VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas que será realizado no Oceania Convention Center, na praia dos Ingleses, em Florianópolis, entre 6-9 Abril de 2011.

"O congresso conta com apoio de dezenas de entidades que estarão representadas através de mesas redondas e simpósios onde discutiremos questões de ponta em psicoterapia e saúde mental. Temos patrocínio e participação da Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP) Federação Latinoamericana de Psicoterapia (FLAPSI), Associação Latinoamericana de Psicologia Positiva (APPAL), Associação Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO), Conselho Federal e Regional de Psicologia, entre muitas outras.

Segue o site do VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas – www.cbtc2011.com.br

Como sabem, no Brasil ainda existem poucas referências à promoção de saúde mental, e ao enfocar este tema de forma pioneira o VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas visa disseminar conhecimentos e fomentar o incremento de recursos humanos e materiais destinados a este objetivo. Desta forma, o eixo temático do congresso foi intitulado “Da Psicopatologia à Saúde Mental Positiva”, marcando a ampliação e enriquecimento científico do campo. Com este tema central, o VIII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas pretende enfocar o desenvolvimento de modelos inovadores de promoção de saúde mental positiva, um conceito pouco presente nas discussões no campo da saúde mental no Brasil. O eixo temático do congresso contempla a apresentação de pesquisas de participantes nacionais e internacionais que vão desde novas abordagens na conceitualização, classificação, diagnóstico, tratamento e prevenção de psicopatologias, até estratégias de promoção de resiliência, bem estar mental e saúde mental positiva.

Teremos como estrela do congresso a Dra. Paula Barrett da Australia que realizará workshops de treinamento no programa Friends, celebrando a entrada deste fantastico programa no Brasil que será implantado gradualmente na educação privada e posteriomente pública, promovendo a educação emocional e social em grupo e através de atividades lúdicas.

Conto com a divulgação e a participação dos colegas no congresso.

Forte abraço a todos!"

Marco Callegaro

Presidente Federação Brasileira de Terapias Cognitivas
www.fbtc.org.br

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Residência Médica em São José dos Pinhais

Caros Colegas,

escrevo para divulgar a criação da Residência Médica em Psiquiatria de São José dos Pinhais, serviço do Sistema Único de Saúde aberto sob aval do Ministério da Educação e da Comissão Nacional de Residência Médica, que oferece 4 vagas (com bolsa oferecida pelo ME e pela Prefeitura do Município) conforme se publicará em edital e jornais de grande circulação no Paraná nesta quinta feira. O processo seletivo terá suas inscrições abertas no início de Março e a prova seletiva se dará em 13/03/2011. Fazem parte do corpo docente do serviço os Drs. André Astete, Christina Almeida, Marlon Cruz Braga, Luís Fernado Petry, Paulo André Grabowski, Marco Aurélio Costa, Carolina Frohener, Renato Damaceno, Alice Koch, Rosecler Alice Silva, Helen Soares, Tamara Bulgacov, Célio Natal dos Santos, Marcia Assis (neurologista) Psicologas Carolline Mikosz e Bianca Bortolini, entre outros colegas ligados ao CENPP. Para maiores informações acessem a página da prefeitura de São José dos Pinhais a partir de segunda feira, 01/03/2011. Confirmaremos as instruções para inscrição no blog.

Abraço a todos