quarta-feira, 15 de junho de 2011

Reunião quinzenal 16/06/2011 "Error Management Theory"


Colegas e socios do CENPP,


Nesta quinta feira, às 19:30 na sala de reuniões da Sociedade Paranaense de Psiquiatria teremos nossa reunião quinzenal, trazendo para discussão o artigo: Error Management Theory A New Perspective on Biases in Cross-Sex Mind Reading (Martie G. Haselton & David M. Buss - Journal of Personality and Social Psychology 2000, Vol. 78, No. 1, 81-91) a ser apresentado pelo Dr. Marcel Wilkins de Souza, residente do primeiro ano da Residência de Psiquiatria da SMS de São José dos Pinhais. O artigo explora evidências de que o cérebro humano se vale de viéses padronizados diante de informações ambíguas para favorecer a resposta comportamental mais adaptada, enfocando diferenças de percepção entre os sexos.


Esperamos todos lá.


André Astete


Endereço da Sociedade Paranaense de Psiquiatria - Republica Argentina 369, Água Verde (melhor estacionamento: supermercado Pão de Açucar, pela Getúlio Vargas)

Resumo do conteúdo da apresentação do Dr. Marcel Wilkins de Souza:

Várias Pesquisas têm documentado erros sistemáticos no julgamento humano e tomada de decisão. A Teoria de Administração do Erro (EMT) desafia a posição de que erros refletem deficiências ou limitações de concepção psicológica ou a suscetibilidade de mensagens sociais erradas causadas pela socialização. Esta nova teoria propõe que os erros de interpretação são adaptativos e existem no presente porque levaram a sobrevivência e vantagens reprodutivas para os seres humanos no passado. Em julgamentos que são feitos sob incerteza dois tipos de erro são possíveis: erros do tipo I (falso-positivos) – alarmes falsos; e erros do tipo II (falso-negativos) – detecções perdidas. Evolutivamente, a seleção será feita por vieses que favoreçam a decisão que produza mais benefícios ou menor custo. Neste artigo a lógica do EMT será aplicada a dois problemas de adaptação social: inferências sobre o interesse sexual e a intenção de compromisso. Três hipóteses foram pesquisadas sobre vieses na interpretação dos pensamentos do sexo oposto:
    - Hipótese 1 - viés de “superpercepção” sexual masculina - de forma adaptativa, para minimizar o custo de oportunidades sexuais perdidas, os homens tendem a deduzir positivamente e com mais freqüência as intenções sexuais das mulheres.
    - Hipótese 2 - viés de ceticismo feminino ao compromisso masculino - adaptativamente, para minimizar o custo de um falso compromisso por parte dos homens, as mulheres possuem baixa tendência de interpretações das intenções de compromisso masculinas.
    - Hipótese 3 - A correção das interpretações com as intenções das irmãs - os homens possuem adaptações destinadas a perceber corretamente as intenções sexuais de suas irmãs. Com o objetivo de proteger a espécie, quando o homem ancestral percebia que sua irmã poderia se tornar vítima de um assédio sexual, prontamente a protegia. Tanto para ela exercer sua escolha no acasalamento, quanto para preservar a reputação de suas irmãs e o potencial reprodutivo delas.
    Foram realizados dois estudos (N=217 e N=289) com questionários de avaliação de itens sobre percepções de compromisso e intenção sexual. Resultados:
    Conforme o esperado, a percepção das mulheres sobre a intenção de compromisso dos homens foi significativamente menor do que a percepção dos homens sobre sua própria intenção de compromisso. Foi encontrado que os homens percebem uma maior intenção sexual nas mulheres. Entretanto, as avaliações das mulheres da intenção sexual dos homens foram maiores do que a auto-percepção sexual dos homens, embora em menor grau. A percepção dos homens de intenção sexual dos outros homens foi maior do que a percepção das mulheres da intenção sexual dos homens. As percepções dos homens da intenção sexual das irmãs foram significativamente menores do que as suas percepções de intenção sexual de outras mulheres. As percepções das mulheres sobre a intenção sexual dos irmãos também foram significativamente menores do que as percepções das mulheres sobre a intenção sexual de outros homens.

 

Slides selecionados da apresentação




Nenhum comentário:

Postar um comentário