Colegas e leitores,
Em função da instituição do Journal Club do IPP como atividade mais frequente do CENPP e de seu conteúdo preferencialmente ligado à psiquiatria clínica e medicina baseada em evidência, as reuniões quinzenais (que agora se chamarão matinais) darão mais espaço a temas teóricos, psicologia evolucionista, cognição e interface da psiquiatria com a medicina geral. Ficam ainda mantidos os temas em psicopatologia e neurofisiologia, além dos casos clínicos dos associados.
Retomando o calendário de reuniões matinais, teremos neste mês atividades no segundo (excepcionalmente não no primeiro sábado) e no terceiro sábados.
No sábado dia 12 de setembro teremos como tema "Parentesco / familiaridade: mecanismos especializados de detecção na mente humana e suas repercussões". Serão feitas apresentações tendo como base os seguintes artigos (enviados aos sócios do CENPP):
"The architecture of Human kin detection" Nature Vol 445/15 February 2007 , 727-731 - artigo introdutório ao tema que terá breve apresentação pelo Dr. André Astete
"Does morality have a biological basis? An empirical test of the factors governing moral sentiments relating to incest" Proc. R. Soc. Lond. B (2003) 270, 819-826 - artigo principal, a ser apresentado pela Dra. Roberta Petrauskas, especializanda do IPP.
No sábado dia 19 de setembro teremos apresentação de revisão sobre síndrome da imuno deficiência adquirida e síndromes psiquiátricas associadas, com o Dr Felipe Dufloth, supervisor da disciplina de interconsulta psiquiátrica no Hospital Vita do curso de especialização em psiquiatria do IPP, e com a presença do convidado especial Dr Jaime Rocha, infectologista do Hospital Vita Curitiba e ex-professor da cadeira de Doenças Infecto Parasitárias do curso de medicina da UFPR e do Hospital de Clínicas.
Aguardamos a todos os colegas na sede do IPP, às 10 h nos dias acima programados e habitualmente no mesmo horário no primeiro e terceiro sábados de cada mês.